Está pensando em estudar ciências contábeis, mas tem receio com a matemática? O medo em lidar com equações e cálculos matemáticos assusta muitos estudantes, que pensam na profissão como opção.

Mas, não se preocupe: apesar de matemática e contabilidade andarem juntas, a profissão não se resume somente a isso. Afinal, ciências contábeis não é uma ciência exata e sim social. Basicamente, você vai precisar ler muito mais, do que quebrar a cabeça com cálculos matemáticos.

Pensando nisso, neste artigo vamos abordar a relação entre a matemática e contabilidade e, em seguida, vamos citar algumas ferramentas que facilitam o dia a dia do contador. Preparado? Então, continue a leitura!

Qual a relação entre a matemática e a contabilidade?

A matemática e contabilidade andam juntas, uma vez que os processos contábeis contam com o auxílio de algumas operações matemáticas como: adição, subtração, multiplicação e divisão para registrar operações financeiras.

Entretanto, a matemática é bem ampla e tem várias linhas de abordagens. Para os processos contábeis a matemática financeira está mais presente no dia a dia do profissional.

Ela pode ser encontrada na determinação de valores de impostos, cálculo de balanço patrimonial, depreciação, imposto de renda, cálculos trabalhistas, entre outros. No entanto, esses cálculos podem ser feitos por meio de softwares. Entretanto, é preciso conhecer os processos para corrigir possíveis falhas no sistema. Além disso, os estudantes podem utilizar calculadoras em provas, inclusive, na prova de suficiência.

E se eu não for bom em matemática?

Afinal de contas, é preciso amar matemática para ser um bom contador? De fato, é um mito dizer que contabilidade é só matemática. Na verdade, ela importante para os processos contábeis.

Entretanto, vale lembrar que a maior parte da matemática envolvida na contabilidade requer habilidade básica, uma vez que, a contabilidade não exige cálculos complexos de uma matemática avançada.

Muito além dos cálculos, o curso demanda habilidades de leitura e interpretação, já que a contabilidade lida diretamente com questões jurídicas e tributárias. Mas, apesar disso é inevitável se deparar com a matemática. No entanto, não é tão difícil, sabia?

Hoje, os profissionais e os estudantes contam com a ajuda de recursos que facilitam os cálculos, como a calculadora, por exemplo. Para driblar as dificuldades com as disciplinas que abordam matemática, é preciso dedicação. Pensando nisso, listamos alguns processos para facilitar sua rotina de estudos. Confira:

●       assista vídeo aulas que abordam o conteúdo que possui dificuldades;

●       faça exercícios de fixação, já que para aprender os cálculos demanda muita prática;

●       procure monitorias para tirar dúvidas a respeito do conteúdo;

●       faça um cronograma de estudos.

Quais ferramentas ajudam a acertar nos cálculos?

Os contadores necessitam de precisão na hora de realizar os cálculos, uma vez que, erros podem causar problemas fiscais, por exemplo.

Por isso, com a tecnologia avançada é possível encontrar ferramentas que facilitem o dia a dia do profissional, além de diminuir as chances de erros. Confira alguns exemplos:

Coleta XML

É um software totalmente automatizado, e fornece todas as informações necessárias para armazenar, gerenciar arquivos XML de notas fiscais eletrônicas e conhecimentos de transporte emitidos para um CNPJ, de forma integrada com o Sistema da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ);

Kanbanflow

É uma ferramenta de gerenciamento de projetos Lean, que permite a colaboração em tempo real entre os membros da equipe. Além disso, permite melhorar o foco, organização e produtividade.

Sobit

É um programa que veio para automatizar as rotinas contábeis. Ele veio para eliminar retrabalhos e digitação de dados. Além disso, permite integrar processos contábeis, fiscais e de folha a partir de arquivos emitidos por diversos sistemas. Assim, há um aumento de produtividade.

Masterdoc

É um software de gestão de documentos contábeis. Ele integra o controle de obrigações, armazenamento em nuvem e gestão eletrônica de documentos. Assim, é possível uma maior eficiência na gestão da informação.

Ficou claro, que a tecnologia chegou para facilitar e otimizar os processos da contabilidade. Por isso, além dos conhecimentos básicos em matemática e habilidades de interpretação. É essencial que esteja familiarizado com os avanços tecnológicos.

Viu como não é esse bicho de sete cabeças como parece? A matemática está presente em boa parte das rotinas contábeis. Mas, não se preocupe para todo problema tem uma solução.

Agora, que você já sabe que para estudar contabilidade não precisa ser fera em matemática, será mais fácil optar por um dos cursos mais interessantes do mercado de negócios.