Com o objetivo de ajudar os alunos dos cursos do Centro Universitário Uninorte, o Centro de Apoio Psicopedagógico (CAP) é um núcleo, vinculado à Pró-reitoria Acadêmica, que visa auxiliar os acadêmicos da instituição que possuem necessidades que estejam relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, dificuldades, geralmente, de cunho emocional.


O Centro busca identificar tais dificuldades e ajudar o estudante a encontrar um meio de lidar, ou mesmo solucionar, as adversidades que estejam acontecendo. Coordenadora do CAP desde 2019, a professora Lucyana Melo explica que recebe apoio de monitores e professores para atender as demandas dos alunos.


“Eu conto com o apoio dos monitores, que, geralmente, são acadêmicos do último período do curso de Psicologia e, também, a parceria dos coordenadores e professores, para buscar compreender a demanda do acadêmico. E juntos a gente consegue pensar numa forma de ajudá-los”, ressalta.


Os encaminhamentos para os atendimentos são feitos, geralmente, via coordenação. De acordo com Lucyana, o estudante procura o professor, ou coordenador do curso, e fala da sua dificuldade nesse processo de ensino aprendizagem. O coordenador faz, então, o encaminhamento através de um formulário para o CAP.


“Geralmente eu marco o atendimento, faço esse acolhimento e a escuta e vejo como que a instituição pode auxiliar. É importante frisar que esse núcleo não tem o objetivo de realizar a psicoterapia para os acadêmicos. Quando há necessidade desse tipo de atendimento, o acadêmico é encaminhado para a clínica de psicologia da Uninorte, onde faz esse acompanhamento”, detalha a coordenadora do CAP.