Com o objetivo de homenagear a função do profissional que se dedica a garantir a saúde de milhões de pessoas através do desenvolvimento de projetos e investigações no serviço de saneamento básico e geral, foi criado o Dia do Engenheiro de Saneamento. Para não deixar passar essa data importante em branco, o Centro Universitário Uninorte resolveu contar a história de dois egressos do curso de Engenharia Civil que trabalharam no ano de 2021 no município de Santa Rosa do Purus.


Ronaldo Matos conta que foi uma experiência desafiadora, pois o município é distante e as únicas formas de acesso são por via fluvial e aérea. Campos conta que em Santa Rosa ele atuou na fiscalização de uma obra de saneamento e urbanização do município realizada com recursos do Banco Mundial.


O egresso acrescenta que os serviços realizados na ocasião foram: A execução de 4,36 km de rede de água; de uma estação de tratamento de água com vazão de 12 l/s; uma casa de química para auxiliar no tratamento de água do município; 2,84 km de pavimento em concreto armado; 8,17 km de rede de esgoto; e execução de uma estação de tratamento de esgoto.


Isabelle Lima, segunda personagem dessa história, também participou do projeto. Para ela a experiência foi surreal, “os desafios foram inúmeros, com acesso apenas fluvial e aéreo, onde a janela de trafegabilidade era curta, ou seja, só se conseguia transportar material durante o inverno. A geologia do município também dificultava a execução, com terrenos arenosos que tornavam a escavação perigosa, além da afloração dos lençóis subterrâneos”, conta.


Para ambos, a formação na Uninorte foi excelente, sempre exaltando o excelente quadro de professores, a administração da instituição e os recursos oferecidos pela Uninorte para que eles tivessem a melhor formação. Vale ressaltar que além dos dois egressos, o projeto foi acompanhado pelo professor do curso, Ítalo Lopes.


Conheça o curso de Engenharia Civil da Uninorte clicando aqui.