A Pedagogia é uma das principais áreas presentes na vida das pessoas. É uma ciência que estuda a questão da educação e as suas metodologias. Assim, o pedagogo desempenha um papel fundamental, já que ele é o profissional que auxilia o processo educacional dos indivíduos. Comemorado no dia 20 de maio, o Dia do Pedagogo foi instituído no dia 8 de janeiro de 2015, pela Lei nº 13.083. 


A data surge como uma oportunidade para a discussão do papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças. Além de delimitar os papéis de responsabilidade. A pedagogia estuda também os processos de aprendizagem, de ensino, a produção do conhecimento e a reflexão sobre a vida em sociedade. 


A partir do século 19, ela começa a ser, então, uma matéria que possui os processos produtivos como principal foco de estudo. Segundo o pedagogo e coordenador do curso de Pedagogia do Centro Universitário Uninorte, Ariovaldo Manzati Júnior, as pessoas acreditam que o pedagogo é o profissional que trabalha somente nas séries iniciais do processo educacional.


“Na realidade, o pedagogo está inserido em todas as áreas do conhecimento, desde o fundamental até a universidade. Quando você fala em sistematização, metodologia, gerenciamento de uma escola, um diretor de uma escola, todos esses campos requerem um pedagogo. Então, é aquele que vai controlar todos os sistemas, metodologias ativas, vai ensinar o como, o porquê”, destaca. 


O coordenador frisa, também, que a pedagogia é dividida em três campos: o ensino, o estudo e a pesquisa. E em cada uma dessas áreas o pedagogo está atuando. De acordo com ele, é importante frisar na didática, pois ela é a base de como deve ser trabalhado o conhecimento que chega ao aluno.


“Por exemplo, eu sou pedagogo dentro da Uninorte e nós trabalhamos a questão do ensino, mas também a preparação desse futuro professor para estar atuando no campo da pesquisa. Atuando no campo da direção de uma escola, orientando os professores de como usar uma metodologia, usar um sistema de ensino para o aluno vai aproveitar melhor o conhecimento, uma didática de aula”, complementa. 


E para entrar no campo da pedagogia é necessário ter disposição. O pedagogo deve ter uma ótima base teórica, com os teóricos de peso da área, mas, também, trazer a inovação para o ensino. É importante trabalhar com as com os novos processos e metodologias de aprendizado, para estar preparado para o cenário atual da educação.


“Antes você colocava o professor, ensinava e todo mundo era obrigado a ficar quieto. Hoje, se o aluno passar de 20 a 30 minutos dentro de sala de aula, ele perde o foco. Então hoje nós temos um foco nesse novo modelo de pedagogo. Lógico, ainda tem a tradição, os teóricos que nos orientam. Há toda essa questão tradicional da pedagogia, que tantos teóricos ajudaram na construção da pedagogia, mas também trazendo a inovação para dentro da pedagogia”, complementa Ariovaldo.


Por isso, o Dia do Pedagogo é fundamental para reforçar a importância dos professores na preparação educacional das pessoas. Segundo ele, muitas pessoas consideram a pedagogia como uma profissão secundária, mas, na verdade, ela é a base do aprendizado e, com isso, é necessário ter um olhar diferenciado sobre a profissão.


“Então, é bom a gente lembrar que esse dia é da pessoa mais importante na construção do saber do nosso filho, que é o pedagogo. Trazendo os conceitos básicos, trazendo os conceitos de coletividade, trazendo os conceitos de amabilidade, traduzindo os conceitos de trabalho em equipe. Tudo isso é muito importante e esse dia tem que ser valorizado”, conclui o coordenador.