As acadêmicas do primeiro período do curso de Medicina do Centro Universitário Uninorte, por meio da disciplina Práticas Integradas em Saúde (PIS) I, levaram a sua paciente da visita domiciliar para uma tarde de lazer no Parque Chico Mendes.


"Logo que iniciei as visitas domiciliares, sentia medo e apreensão por ser meu primeiro contato com um paciente. No entanto, Dona Maria fez com que esses sentimentos desaparecessem, sendo uma senhora tão querida. Nosso passeio foi um momento leve, onde pudemos conhecê-la melhor e desfrutar de uma tarde incrível." conta Hanna Xavier (a dir.), uma das acadêmicas de Medicina.


O passeio foi parte da intervenção para a paciente, que durante as visitas relatou sintomas de depressão, e que também gostava de animais e da natureza. Além de referenciar para os cuidados na unidade de saúde. O que a deixou muito feliz e ficará marcado no coração de todas elas, paciente e acadêmicas.


Para Rebekah Souza (a esq.), a outra acadêmica envolvida na atividade, relata que: "Dona Maria foi nosso primeiro contato com os pacientes do posto de saúde durante a visita domiciliar. Desde nosso primeiro encontro, ela sempre se mostrou uma senhora muito alegre e carinhosa, recebendo-nos de braços abertos. Foi extremamente gratificante participar desse momento com ela, tornando aquele dia único e especial."


Além de serem inseridos nos campos de prática desde os primeiros períodos, as atividades realizadas na disciplina estimulam o trabalho em equipe e os apresentam à realidade da população que utiliza a rede pública de saúde, contribuindo para que exerçam a profissão de forma mais humanizada no futuro.