- Rotina é tudo

Não precisa ser algo chato ou inflexível, mas uma rotina em que você estabeleça metas diárias ou semanais alcançáveis pode fazer toda a diferença para sua vida ao ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Use um calendário, agenda ou aplicativo de organização para planejar seus dias e semanas, e tente manter um equilíbrio saudável entre os estudos e outras atividades que goste.

 

- Comer, dormir e se amar

A saúde é um conjunto de elementos correlacionados, por isso, bons hábitos como uma alimentação equilibrada, sem radicalismos ou exageros; ter uma boa-noite de sono, sem eletrônicos e tela antes de dormir, além de ter (e praticar) um hobby que traga prazer e satisfação são essenciais para tornar o corpo e mente mais equilibrados e saudáveis.


- Mantenha-se em movimento

Praticar uma atividade física, seja ela qual for, é uma excelente alternativa para relaxar após um dia inteiro de aulas, além de ajudar a aumentar o seu foco, concentração e, principalmente, a sua qualidade de vida. São muitas as possibilidades, escolha a que mais se adequada a você.

 

- O autoconhecimento é necessário  

Se conhecer, saber os seus limites e se respeitar são fatores importantíssimos para a saúde mental, afinal, como define bem a frase da escritora e psicanalista brasileira, Elisama Santos: “É importante lembrar que, para dançar bem com o outro, faz-se necessário dançar bem sozinho”.

 

- Fortaleça sua rede de apoio

Já dizia aquela famosa frase: “Nenhum homem é uma ilha”, isso nos ajuda a compreender que a vida humana é convívio. Ficar perto ou manter contato com quem amamos é algo que não tem preço.

Além da família, os amigos feitos na vida acadêmica são fundamentais para se ter um sistema de apoio social benéfico para a saúde mental. 


- Ajuda profissional sempre  

Se você está tendo dificuldades significativas com a saúde mental, não hesite em procurar ajuda profissional.


Na Uninorte, para além da nossa clínica-escola de Psicologia, possuímos o Centro de Apoio Psicopedagógico (CAP), um núcleo vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica, que visa auxiliar exclusivamente os nossos acadêmicos que possuem necessidades, geralmente, de cunho emocional, que estejam relacionadas ao processo ensino-aprendizagem.


O encaminhamento para atendimento é feito via coordenação. O estudante deve procurar um professor ou coordenador do curso, que então fará o encaminhamento através de um formulário para o CAP.